Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo APADA comemora 3 anos

O CRR TEAcolhe APADA, conforme aprovação do Edital de Seleção de Propostas para Implementação de Centros de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) DAPPS Nº 001/2021, em 15 de fevereiro de 2022, iniciou os atendimentos de acordo com a Portaria SES/RS nº 290/2021, e sua alteração Portaria SES/RS nº 485/2021 e Portaria SES nº 909/2021, tendo como orientação principal a Nota Técnica para Funcionamento dos Centros de Referência em TEA, cujo objetivo do CRR TEACOLHE é de atuar em conjunto com os dispositivos de atendimento/acompanhamento às pessoas com autismo na sua região de saúde de referência, a partir da estratégia do matriciamento, atendendimento aos casos graves, severos e refratários e fortalecimento da rede de Saúde, Educação e Assistência Social, da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde. O atendimento do CRR deve ocorrer de forma articulada com as redes locais do município de origem da pessoa com autismo (cuidado compartilhado), possibilitando a qualificação destas equipes do território para lidarem com as necessidades destas pessoas e suas famílias de forma resolutiva.
A Equipe do CRR TEACOLHE APADA é formada, atualmente, por 9 (nove) profissionais capacitados para atuação direta no matriciamento e fortalecimento às redes de atendimento dos 22 municípios que fazem parte da 14ª CRS/RS, na qual possui abrangência, assim como, o suporte técnico dos casos graves, severos e refratários para o atendimento individualizado.No quadro dos profissionais que atuam junto ao CRR TEACOLHE APADA estão: Médica, Psicóloga, Psicopedagogas, Psicomotricista, Assistente Social e Educadora Especial, todos com formações na área do Transtorno do Espectro do Autismo, e com conhecimento prático que ultrapassam 15 anos de atuação.
Com a sua atuação nos 22 municípios, para o fortalecimento da rede: Educação, Saúde e Assistência Social a equipe do CRR TEAcolhe realiza ações de formações com os profissionais, palestras e discussão de casos graves, severos e refratário, dando suporte técnico as demandas apresentadas pelo município. Além disso, a equipe de psicopedagogas e psicomotricista atendem semanalmente os casos encaminhados pelas redes, nos quais necessitam de nova intervenção.
Ao longo destes 3 anos o CRR TEacolhe APADA já formou, orientou mais de 3 mil pessoas diretamente e indiretamente, sejam profissionais ou familiares. E mantem atualmente 80 atendimentos semanais de casos graves, severos e refratários.
Um trabalho que acontece com responsabilidade e comprometimento com cada família, usuário e profissional que vivenciam as necessidades das pessoas com TEA.
COMENTÁRIOS