Logo

LSanta Rosa - RSocalizado a uma altitude de 257 metros acima do nível do mar e dentro da zona temperada, o município de Santa Rosa apresenta clima tropical. As quatro estações do ano apresentam-se bem definidas na região. No verão a temperatura varia entre 25 e 40 graus, caracterizando-se como uma das máximas do Estado do Rio Grande do Sul. No inverno a temperatura varia entre 0 e 20 graus centígrados, sendo comum a ocorrência de geadas nesta estação. O município de Santa Rosa possui uma superfície de 458 km², equivalente a 0,16% da superfície do Estado do Rio Grande do Sul, dos quais 38 km² são ocupados pela área urbana da cidade.  O município ocupa, 10% do território estadual.  A distância rodoviária da Capital é de 504 km.

A cidade também conhecida como o "Berço Nacional da Soja", e foi criada como uma colônia de imigrantes europeus em 1915, principalmente alemães e russos, o dialeto alemão tradicionalmente falado na região é o Riograndenser Hunsrückisch. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de estudo realizado em julho de 2014, há um crescimento de 4,94 % na população de Santa Rosa, passando dos 68.687 mil habitantes em 2010, para os atuais 71.961 mil em 2014, ou seja, 3.386 mil novos habitantes em quatro anos.

Superfície:    458 km
Altitude:    257m
Latitude:    27º51' 44"
Longitude:    54º29' 02"
Limites Geográficos
Ao Norte com Tuparendi e Tucunduva
Ao Sul com Giruá
Ao Oeste com Santo Cristo e Cândido Godói
Ao Leste com Três de Maio e Giruá

Relevo: Faz parte do Planalto Meridional. Os terrenos do município apresentam-se baixos, estando a 257 metros acima do nível do mar.

Hidrografia: Os rios do nosso município fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, que é a maior do Estado. Os rios pertencentes ao município são: Rio Santa Rosa e Rio Santo Cristo. Eles são usados para abastecimento de água e produção de energia elétrica.  Esses rios possuem um curso sinuoso e acidentado, apresentando diversas quedas de água de pequena envergadura.

Vegetação: No passado, o município, era quase todo coberto por florestas subtropicais, compostas por árvores nativas, como: angico, guajuvira, louro,ipê, cedro, canafístula, grápia e outras;  e árvores frutíferas, como: cerejeira, pitangueira, guabiju, ariticuns...

Com a introdução do binômio trigo-soja na Região e a política econômica voltada para a exportação, houve um desiquilíbrio em grande escala na paisagem natural. Encontramos espécies da mata subtropical no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

PRINCIPAIS EVENTOS:
Feira Nacional da Soja (Fenasoja)
Musicanto, Festival Sul-Americano de Música Nativista;
Encontro Estadual de Hortigranjeiros;
Festival Santa Rosa em Dança
Festa das Etnias
Festa do Leitão no Rolete
ExpoCruzeiro - Feira Comunitária do bairro Cruzeiro
Oktoberfest de Santa Rosa
Canto Livre - Festival Estudantil da Canção
Santa Rosa Mostra Cinema
Feira do Livro

DISTÂNCIAS DE SANTA ROSA A
ASSUNÇÃO - (PAR)    1.100 KM
BUENOS AIRES - (ARG)    1.300 KM
CURITIBA  - (PR)    850 KM
FLORIANÓPOLIS  - (SC)    770 km
MONTEVIDÉO  - (URU)    1.200 km
PORTO ALEGRE  - (RS)    504 km
RIO DE JANEIRO  - (RJ)    1.700 km
SÃO PAULO  - (SP)    1.300 km
Antofogasta  - (CHILE)    2.210 Km
BrasÍlia  - (DF)    2.200 Km
Posadas  - (ARG)    170 Km
San Javier  - (ARG)    100 Km
Rio Grande  - (RS)    680 Km
Corrientes  - (ARG)    512 Km
Resistência  - (ARG)    552 Km

TURISMO:
Na área de turismo, Santa Rosa integra natureza e história, eventos e celebridades, para atrair visitantes e abrir novas opções de desenvolvimento. A região, integrada a rotas turísticas que incluem as Missões, a rota do Rio Uruguai e o Salto do Yucumã, conta com o carisma de Xuxa e a hospitalidade de seu povo para transformar cultura em festa e lazer.
Santa Rosa possui inúmeros pontos de turismo e lazer, entre eles destacamos os nossos balneários, sociedades recreativas, Parque Fazenda e as belíssimas cascatas, o Santuário da Natureza, no Parque Municipal de Exposições, onde foi transplantada a árvore lunar, uma sequóia americana germinada em solo lunar.
MUSEU DA SOJA: Localizado no parque de exposições. Conta a história da soja em nosso município.
ESTÁTUA DO GOLEIRO TAFFAREL: O goleiro tem uma estátua na cidade, homenagem ao ex-goleiro campeão do mundo pela Seleção Brasileira de futebol foi criado na cidade, Cláudio Taffarel.
MUSEU MUNICIPAL: Localizado ao lado da Feira de hortigranjeiros, na antiga estação, apresenta móveis, vestimentas, peças, enfim retrata muito da história de Santa Rosa. A entrada é franca.
CASA DA XUXA: A casa onde nasceu Maria da Graça Xuxa Meneghel, foi adquirida e restaurada pela Prefeitura Municipal para abrigar o Memorial Xuxa Meneghel. Também foi construído o Pórtico da Xuxa na entrada da avenida onde está situada a sua casa. A “Casa da Xuxa” já recebeu quase 10 mil visitantes, que querem conhecer a história da filha mais ilustre de Santa Rosa, dentre eles visitantes de outros países como Itália, Canadá, Argentina. A Casa da Xuxa está aberta à visitação pública todos os dias da semana, de terça-feira a sexta-feira o horário de funcionamento é das 8h30min às 11 horas e das 14h30min às 17 horas, sábados e domingos somente à tarde das 14h30min às 17horas.
Outras Atrações
O município conta também, com inúmeros monumentos de cunho religioso, histórico, esportivo e cultural, como:
Gruta de Nossa Senhora das Graças (Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus)
Centenário da imigração alemã ( Praça Berlim)
Busto de José Bonifácio (Praça da Independência)
Estátua de Cristóvão Colombo (Av. Borges de Medeiros), única da América Latina em tamanho natural, comemorativa ao centenário da imigração italiana
Estátua “A Mãe” (Praça da Bandeira)
Monumento ao Expedicionário Weber (Praça da Bandeira)
Busto e Carta Testamento de Getúlio Vargas (Praça da Bandeira)
Homenagem a Bíblia (Praça da Independência)
Imigrante alemão (Praça Berlim)
Carro de combate blindado (Praça 10 de Agosto)
Largo Paul Harris
150 anos de existência da brigada militar
Santuário da natureza – Árvore Lunar ( Parque de Exposições)
Gruta de Nossa Senhora das Dores (Igreja da Sagrada Família no Bairro Cruzeiro)
Do esporte em homenagem à Cláudio Taffarel (Rótula da Exp. Weber/Travessa Butantã)
Arquitetura Militar (19º RCMec)
Marco de Fundação do Município de Santa Rosa (Colégio Liminha)
Ermida da Padroeira (Jardins do Colégio Liminha)
Busto de Eduardo Meneghel (Parque Municipal de Exposições)